Exposição no Tendal da Lapa: O diferente na simplicidade do cotidiano

Foto: Divulgação
0

Artista paulistana capta a simplicidade do dia a dia utilizando apenas a câmera do celular

Um copo sobre a mesa, uma flor em um jardim, uma gota d´água no ar: imagens simples que, muitas vezes, passariam despercebidas sob nossos olhares ganham uma percepção única e vivaz nos registros fotográficos da jovem artista Cacaw Santos.

Sem nenhum equipamento ultramoderno, ela utiliza apenas a câmera de seu celular para registrar aquilo que muitos olhos não veem, revelando seu olhar profundo e perspicaz, capaz de extrair a essência do que é registrado.

Arte urbana, objetos, elementos da natureza, paisagens e muito mais fazem parte dos registros de Cacaw que, agora, poderão ser conferidos na exposição Refúgio Instintivoem cartaz no Tendal da Lapa, em São Paulo, que está em cartaz desde o dia 14 de outubro. Sob a curadoria do artista urbano Bonga Mac e da galerista Ceres Macedo, a mostra nos convida a ver singularidade na simplicidade, a partir do olhar da artista. “Seu jeito natural de registrar o que vê parece congelar o tempo em um único clique, pelo qual ela consegue extrair toda a doçura daquilo que é fotografado”, afirma Bonga.

O artista urbano vê nos trabalhos de Cacaw uma plasticidade única, resultante de um olhar simples da jovem para o cotidiano, dotada de uma qualidade artística pura, que se originou do próprio interesse e descoberta da artista a respeito do universo da fotografia. “As pessoas que comparecerem à mostra serão presenteadas com os cliques inovadores de Cacaw. É a simplicidade se tornando algo novo e interessante para ser observado”, completa Bonga.

Já para Ceres Macedo, um dos pontos altos da exposição é apresentar o olhar despretensioso de Cacaw em sua maneira de fotografar. “Sem nenhuma técnica ou pretensão, ela proporciona novos olhares para a natureza, objetos comuns, paisagens, enfim, tudo aquilo que é fotografado. Independente de suas razões para fotografar, a artista nos transmite uma leveza em seus registros, que revelam o seu instinto. Por isso o nome da mostra”, destaca.

Como começou o gosto pela fotografia?

Moradora na zona norte de São Paulo, Cacaw conta que sua paixão pela fotografia começou na infância. Alguns anos depois, ao comprar um celular com câmera, ela começou a fazer vários registros por onde andava.  O trajeto de sua casa para a faculdade (ela cursou Tecnologia em Eventos na Uninove) e vice-versa já se transformava em um verdadeiro “mural de inspirações” para os seus cliques. 

Além da fotografia, Cacaw também atua no universo da arte urbana e já expôs alguns de seus trabalhos, juntamente com outros artistas, em mostras. Refúgio Instintivo, no entanto, é sua primeira exposição solo. “Eu estou bem ansiosa e feliz, ao mesmo tempo, pela oportunidade e pelo reconhecimento do meu trabalho. Acredito que a mostra surpreenderá a todos, tanto quem não me conhece, quanto quem já viu minhas fotografias em telas digitais e, agora, terá uma visão diferenciada na exposição”, ressalta Cacaw, que é graduada em Tecnologia e Eventos e, atualmente, atua como assistente de Biblioteca no Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha.

Confira algumas imagens da Exposição:

Serviço:

Mostra Refúgio Instintivo

Abertura: 14/10/22, a partir das 19h.

Temporada: 15/10 a 15/11/22

Horário: terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 15h; aos domingos de acordo com a programação (veja horários de funcionamento em @cctendaldalapa)

Local: Tendal da Lapa: Rua Guaicurus, 1100, Água Branca, São Paulo (SP)

Jornalista que gosta de História e, principalmente, de ouvir e contar histórias. Um curioso que já quis ser médico, arquiteto, designer de games e músico e encontrou no jornalismo uma forma de unir todas as suas paixões. E, de quebra, ainda encontrou mais uma: a fotografia, porque não basta conquistar pelas palavras. Imagens ainda contam muito nesse mundo cada vez mais hiperconectado.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!