8 de maio é o prazo para regularizar o título de eleitor

Foto: Reprodução
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As Eleições Municipais para escolher os futuros prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros acontecem em 6 de outubro.

Com isso, eleitores que desejam votar e contribuir com o fortalecimento da democracia têm até o dia 8 de maio, próxima quarta-feira, para deixar em dia a sua situação eleitoral.

Até essa data, é possível obter o Título Eleitoral ou regularizar a situação eleitoral para votar nas eleições municipais de outubro.

Quem ainda não possui o Título precisa fazer agendamento prévio na página do TRE-SP para o atendimento presencial, pois neste momento, não é possível solicitar o documento via internet. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, isso se deve à necessidade de fazer a coleta da biometria.

Para isso, o cidadão pode escolher o cartório mais próximo de sua residência, o que depende da disponibilidade de vagas. Entre os dias 1º e 8 de maio o serviço de agendamento estará suspenso, devendo o cidadão procurar o cartório eleitoral para atendimento, que será realizado por ordem de chegada.

Confira na sequência, mais informações importantes sobre questões eleitorais.

Quais são os documentos necessários para tirar o título eleitoral?

Após agendar atendimento no site do TRE-SP, o eleitor deve comparecer ao cartório, na hora marcada, com um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente. Homens maiores de 18 anos também precisam apresentar o certificado de quitação do serviço militar.

Tenho título, mas preciso atualizar meus dados cadastrais. Posso fazer isso pelo atendimento on-line?

Sim, o serviço de revisão de dados do título pode ser feito por meio do autoatendimento até o dia 1º de maio, desde que se tenha a biometria coletada. Caso contrário, é preciso fazer o agendamento prévio para o atendimento presencial no cartório eleitoral. Até o dia 8 de maio o serviço de agendamento estará suspenso, devendo a eleitora ou o eleitor se dirigir ao cartório para atendimento, que será realizado por ordem de chegada.

É possível solicitar a transferência de domicílio eleitoral pela internet?

Assim como no pedido de revisão de dados, somente se você já tiver a biometria coletada poderá requerer a transferência de domicílio pelo autoatendimento. Sem biometria, é preciso agendar data para atendimento presencial no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. Vale lembrar que entre os dias 1º e 8 de maio o serviço de agendamento estará suspenso, devendo a eleitora ou o eleitor se dirigir ao cartório para atendimento, que será realizado por ordem de chegada.

Como saber se tenho a biometria coletada na Justiça Eleitoral?

Basta consultar a sua situação eleitoral, informando os dados solicitados. Além da situação eleitoral, o sistema informará se a eleitora ou o eleitor tem os dados biométricos na Justiça Eleitoral.

Não tenho biometria coletada pela Justiça Eleitoral. Posso usar os serviços on-line?

Não. É necessário agendar previamente o atendimento presencial no site do TRE-SP e comparecer ao cartório eleitoral na data marcada para fazer qualquer operação, bem como para ter os dados biométricos coletados.

É obrigatório ter biometria para votar nas eleições municipais?

Não, basta estar com o título regular e apresentar um documento oficial com foto à mesa receptora de votos.

Como vejo minha situação eleitoral?

Basta acessar a consulta no site do TSE e digitar os dados pessoais para verificar a situação do título eleitoral.

Além do site do TRE-SP, há outro canal para tirar dúvidas sobre o título?

Dúvidas sobre emissão do título, biometria, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor do TRE–SP, ligando para os números 148 ou (11) 3130-2100.

Com informações do TRE-SP

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