SP adianta feriados para tentar frear colapso no sistema de saúde
Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação de cinco feriados municipais, dois deste ano e três de 2022, além da mudança no horário do rodízio, com o intuito de aumentar o isolamento social e conter o avanço dos casos de Covid-19 na cidade e, assim, tentar evitar o colapso nas redes públicas e privadas de saúde.
A nova regra do rodízio começa a funcionar na segunda-feira (22), com o horário das 20h às 5h.
Confira os feriados que foram antecipados:
- Corpus Christi – 3 de junho de 2021
- Consciência Negra – 20 de novembro de 2021
- Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022
- Corpus Christi – 16 de junho de 2022
- Consciência Negra – 20 de novembro de 2022
No total, serão 10 dias consecutivos, começando na próxima sexta-feira, dia 26, e se estendendo pela semana seguinte, nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, até a Sexta-feira Santa, no dia 2.
O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, também determinou a alteração do rodízio de carros para reforçar o toque de recolher, realizou a abertura de novos leitos para atendimento do novo Coronavírus, liberação da Renda Básica Emergencial a partir da próxima semana e a intensificação do programa de distribuição de refeições para pessoas em situação de rua.
Em 2020 o prefeito adiantou alguns feriados com o mesmo intuito, ele defendeu essa ação e citou que a cidade teve bons índices de isolamento, chegando a 60%. Entretanto, o resultado ficou entre 49% e 52% nos dias de semana e a máxima foi 57%, somente em um domingo.
Em entrevista à GloboNews, Covas comentou sobre a possível implantação do ‘lockdown’, a qual informou que a cidade de São Paulo não possui efetivo de segurança para implementar medidas restritivas mais rígidas.
No município é inviável decretar lockdown. A gente tem 1.000 guardas da GCM. É inviável fiscalizar se as pessoas estão saindo de casa com mil guardas.
Desde o dia 15 de março, o Estado de São Paulo está na fase emergencial, na qual várias medidas de proteção devem ser seguidas.
Com informações do G1.
1 Response
[…] dia 18 de março, a Prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação de cinco feriados com a intenção de aumentar o isolamento social e conter o avanço dos casos de Covid-19 na […]