“Kombozas”: Kombis são transformadas em obras de arte nas mãos de graffiteiro


Foto: Arquivo/Bonga Mac

Bonga Mac quer entrar para o Guinness Book como o artista urbano com mais Kombis pintadas

Você já parou para pensar que um carro pode não ser só um meio de transporte? Para muitas pessoas, principalmente nas periferias dos grandes centros urbanos, um veículo, em especial, é a ferramenta com a qual centenas de milhares de pessoas por todo o Brasil ganham seu sustento: a Kombi, veículo produzido pela Volkswagen por mais de 50 anos e que marcou época.

Dar um novo significado às Kombis de catadores de materiais recicláveis foi o “start” do projeto “Kombozas”, do arte educador e graffiteiro Donizete de Souza Lima, o Bonga Mac. “O ‘Kombozas’, no fundo, é um presente para eles, para dar valor não só às Kombis, mas principalmente ao trabalho deles, que, se formos parar para pensar, é quase invisibilizado, apesar de ser fundamental para a sociedade e o meio ambiente.”, explica Bonga.

Nascido em Caieiras, Bonga entrou em contato com o mundo do graffiti e do hip hop nos anos 90 e não parou mais. Levou suas obras, inclusive, para fora do país. Muitas de suas criações estampam muros nas cidades da região, outros Estados e países como Bélgica, Chile, França e Equador.

Agora, na pandemia, surgiu a ideia de dar um “up” no visual das Kombis de amigos, conhecidos e até pessoas de outros Estados, que tem o procurado. “Eu nem esperava que fosse ter esse alcance todo, tem gente me procurando de outros Estados, como Goiânia, Rio de Janeiro e cidades do interior paulista. O interessante também é que ultrapassou a questão dos catadores. Pessoas que vivem em Kombis, feirantes, floristas e colecionadores tem me procurado também.”, diz.

E o que começou como uma forma de se manter ativo durante a pandemia, agora tem o objetivo de quebrar um recorde. Bonga quer ser o artista urbano com o maior número de Peruas Kombi pintadas.

Ele já trabalhou em aproximadamente 23 Kombis e quer chegar ao Livro dos Recordes, o Guinness Book, com 50, tendo ambos os lados do veículo estilizados, o que totalizaria 100 pinturas exclusivas. Todas serão fotografadas e transformadas em um livro com o mesmo nome do projeto.

Tem uma Kombi e quer participar?

Se você tem uma Kombi e quer ter uma obra do Bonga Mac nela, ou se deseja apoiar o projeto, entre em contato com o artista pelo e-mail originalbonga@hotmail.com, ou por WhatsApp (11) 96703-8389 ou pelo Instagram: @bongamac.

Todas as pinturas são feitas gratuitamente.

Confira algumas das pinturas feitas para o projeto “Kombozas”:

Comentários

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *