Tetracampeão brasileiro, Rubens Minelli ganha biografia escrita pelo neto
Dono de uma das carreiras mais longevas e vitoriosas do futebol brasileiro, Rubens Minelli conquistou quatro títulos brasileiros, sendo três de forma consecutiva, e atuou
como treinador de futebol entre os anos de 1959 e 1998.
Reconhecido por muitos como um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro, Rubens Minelli terá sua história contada em uma biografia por quem, certamente, o conhece mais que muitos: seu próprio neto, o jornalista Brunno Minelli de Moraes, que escreveu o livro “Professor Rubens Minelli”.
Minelli foi jogador profissional, e atuou por clubes como o Ypiranga, Nacional, Taubaté e São Bento, todos de São Paulo, mas abandonou os campos de forma precoce, aos 27 anos, após uma fratura na perna esquerda, o que não impediu interrompeu sua carreira no futebol.
Em 1963, passou a ser treinador profissional, função na qual é reconhecido até hoje como um dos maiores. No Palmeiras, conquistou o Brasileiro em 1969, feito repetido em 1975 e 1976 pelo Internacional, e novamente em 1977, desta vez pelo São Paulo. A marca de três títulos nacionais consecutivos só foi igualada quase trinta anos depois, entre 2006 e 2008, por Muricy Ramalho, e jamais repetida.
“Uma trajetória tão bonita quanto a que ele teve dentro do futebol merecia ser apresentada para as gerações que o viram brilhar no futebol e também para as que não tiveram a oportunidade de vê-lo em campo, seja jogando ou como técnico. Eu sentia que era algo que ele almejava, no íntimo dele, então resolvi tomar a frente nesse projeto e o transformei em uma meta pessoal. Foram anos colhendo dados, escrevendo, fazendo entrevistas… E ver o sorriso e a alegria do meu avô, aos 94 anos, depois da obra finalizada, foi mais emocionante para mim do que fazer um gol de título em um estádio lotado aos 45 minutos do segundo tempo”, diz o autor do livro, Brunno Minelli.
Em números de títulos brasileiros, Rubens Minelli é superado apenas pelo histórico treinador do Santos de Pelé, Lula, e por Vanderlei Luxemburgo, que chegaram a cinco troféus. Em segundo na lista, além dele, está Muricy Ramalho, também com quatro.
Minelli era tido como um técnico inovador para sua época, atuando com um 4-3-3 com atletas que se movimentavam constantemente entre as linhas, volantes surgindo como “elementos surpresa” no ataque e zagueiros mais participativos.
“Eu sempre disse que o ‘Seu Minelli’, naquela época, foi quem começou a mudar os times brasileiros taticamente. Fazia treinamentos sem adversário, com posicionamento, com bola parada. Para mim, foi ele que começou a mudar o futebol brasileiro taticamente. Então, ele tem grande mérito nesse sentido”, afirma o ex-treinador Muricy Ramalho, comandado pelo técnico no São Paulo.
A biografia de Rubens Minelli está em pré-venda por meio da plataforma Kickante, com valor inicial de R$ 99,00, e previsão de entrega em setembro desse ano.
Ficha técnica: “Professor Rubens Minelli – A Saga do Técnico Tetracampeão Brasileiro”
Editora: Onze Cultural
Autor: Brunno Minelli de Moraes
Formato: 16x23cm
Páginas: 500/Caderno de Fotografias
Impressão: Papel pólen 80g/cm²
Valor: R$ 99,00
Lançamento: Setembro de 2023