Superliga Europeia está suspensa: confira o comunicado na íntegra


Foto: Footballtransfers

No dia 18 deste mês, doze grandes clubes europeus haviam anunciado a criação da Superliga Europeia, uma nova competição em oposição à Liga dos Campeões (UEFA Champions League).

No entanto, o novo projeto não durou muito tempo. Dentre os times fundadores do novo torneio, as agremiações inglesas desistiram da ideia e a Superliga Europeia foi suspensa. Em nota, a Superliga afirmou que os clubes da Inglaterra foram pressionados a tomar tal decisão. “Estamos convencidos de que nossa proposta está totalmente alinhada com as leis e regulamentos europeus, como foi demonstrado por uma decisão judicial para proteger a Superliga de ações de terceiros”.

Desde o anunciou houveram diversos protestos, pressão de jogadores, de torcidas e da opinião pública. A Uefa, Fifa, federações e ligas nacionais fizeram duras críticas ao projeto, além de ameaçarem os clubes e jogadores com medidas severas, caso participassem desse novo torneio. A Superliga Europeia declarou que a competição será reformulada.

Confira o comunicado da Superliga Europeia na íntegra:

A Superliga Europeia está convencida que o atual status quo do futebol europeu precisa mudar.

Estamos propondo uma nova competição europeia porque o sistema existente não funciona. Nossa proposta se baseia em permitir o esporte a evoluir enquanto gera recursos e estabilidade para toda a pirâmide do futebol, incluindo ajuda para superar as dificuldades financeiras vividas por toda a comunidade do futebol na pandemia.

Também proporcionaria pagamentos de solidariedade materialmente aprimorados a todos os interessados ​​no futebol.

Apesar da anunciada saída dos clubes ingleses, forçados a tomar tais decisões devido à pressão sobre eles, estamos convencidos de que nossa proposta está totalmente alinhada com as leis e regulamentos europeus, como foi demonstrado por uma decisão judicial para proteger a Superliga de ações de terceiros.

Dadas as atuais circunstâncias, devemos reconsiderar os passos mais adequados para reformular o projeto, sempre tendo em mente o nosso objetivo de oferecer aos torcedores a melhor experiência possível e, ao mesmo tempo, valorizar os pagamentos solidários para toda a comunidade do futebol.

Comentários

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *