Bolsonaro sanciona lei que aumenta o número de doenças identificadas no teste do pezinho

Foto: iStock
0

Hipotireoidismo congênito, atrofia muscular espinhal (AME), anemia falciforme, fibrose cística, doenças relacionadas a imunodeficiências, entre outras enfermidades raras passarão a ser identificadas no teste do pezinho em recém nascidos no SUS, com a sanção do Projeto de Lei 5043/2020, pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o teste passará a identificar até 50 doenças. Antigamente, pelo teste do pezinho, podiam ser identificadas apenas 6.

Com a aprovação da lei, o SUS tem até um ano para implantar o teste no novo formato, que será regulamentado por meio de portaria a ser publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União.

Projetos-piloto serão criados em todo o Brasil para colocar em prática, monitorar e avaliar a execução do teste do pezinho no novo modelo.

 

Com informações da CNN Brasil e da Agência Brasil.

Jornalista que gosta de História e, principalmente, de ouvir e contar histórias. Um curioso que já quis ser médico, arquiteto, designer de games e músico e encontrou no jornalismo uma forma de unir todas as suas paixões. E, de quebra, ainda encontrou mais uma: a fotografia, porque não basta conquistar pelas palavras. Imagens ainda contam muito nesse mundo cada vez mais hiperconectado.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *