Auxílio Emergencial: confira os calendários de pagamento


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Auxílio Emergencial voltou a ser pago neste mês aos brasileiros, no entanto, está mais restrito do que o do ano passado. Os trabalhadores que fazem parte do Cadastro Único e aqueles que se inscreveram através do site ou aplicativo receberam a nova parcela no dia 06 de abril. Para esse público os pagamentos seguem conforme as datas de nascimento dos beneficiários.

Os pagamentos são efetuados por meio de conta poupança digital da Caixa, que pode ser movimentada pelo Caixa TEM. Primeiro é liberada a movimentação digital e, após alguns dias, ficam autorizados os saques.

Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber o pagamento a partir de amanhã (16). Os pagamentos seguirão o calendário já estabelecido, sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês. Para esse grupo os pagamentos serão realizados da mesma maneira como é pago o Bolsa Família.

Nessa nova rodada serão pagas quatro parcelas, os valores serão entregues levando em conta o perfil do beneficiário e a composição de cada família.

As famílias receberão 250 reais; uma família monoparental, dirigida por uma mulher, vai receber 375 reais; e pessoas que moram sozinhas vão receber 150 reais.

Quem recebe o auxílio emergencial

De acordo com as novas regras, o Auxílio Emergencial só poderá ser pago para famílias com renda total de até três salários mínimos por mês, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.

Os beneficiários do Bolsa Família recebem o valor mais vantajoso, ou seja, a pessoa receberá somente um pagamento, aquele com maior valor.

O benefício deverá ser pago para mais de 40 milhões de famílias.

Como eu sei se tenho direito a receber o auxílio emergencial?

Para saber se ainda tem direito ao pagamento do auxílio, os cidadãos podem realizar consulta no site da Dataprev e informar o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. A consulta também pode ser feita nos canais da Caixa: no telefone 111 ou por meio do site auxilio.caixa.gov.br.

Vale destacar que não serão abertas novas inscrições para o pagamento do auxílio. A seleção continua com os cidadãos inscritos no programa original, excluindo aqueles que não se encaixarem nas novas regras do programa. Dessa forma, o número de beneficiários deve ser reduzido de 68 milhões para 46,6 milhões.

Confira os calendários de pagamento do Auxílio Emergencial:

Com informações do G1 e da Caixa Econômica Federal.

2 Comentários

  1. […] Em abril, o Expresso Urbano havia publicado uma matéria sobre as principais mudanças no benefício, confira neste link. […]

  2. […] Os valores e as regras serão mantidos. As famílias receberão 250 reais; uma família monoparental, dirigida por uma mulher, vai receber 375 reais; e pessoas que moram sozinhas vão receber 150 reais. Mais detalhes sobre o auxílio emergencial podem ser conferidos aqui. […]

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *