Trem entre Francisco Morato e Campinas deve entrar em operação em 2024


Foto: Reprodução

Quem mora no eixo São Paulo-Jundiaí já perdeu as contas de quantas vezes ouviu a história da implantação de um trem ligando Campinas a Capital Paulista, passando por Jundiaí.

Agora, ao que parece, vai de verdade! A Câmara Municipal de Campinas sediou uma audiência pública sobre o chamado “Trem Intercidades” ou “Trem Intermetropolitano”, que vai ligar Campinas e São Paulo, numa extensão da Linha 7-Rubi da CPTM.

O projeto leva este nome porque as paradas serão em cidades, como Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, até chegar em Campinas. O preço da passagem será o mesmo cobrado nos trens da CPTM, ou seja: R$ 4.40.

O intervalo entre as composições será de 20 minutos, diferente dos habituais (há controvérsias) 4 minutos do trecho Francisco Morato – São Paulo e o tempo total de viagem entre Campinas e Morato será de 1h08min.

A expectativa, segundo o secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, é lançar o edital ainda em dezembro de 2021, com a assinatura dos contratos no ano que vem. As obras devem começar em 2023 e o trem deve estar em operação em 2024.

 

Com informações do Via Trólebus.

Comentários

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *