Serviço 710: CPTM irá unificar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

Nesta sexta-feira (30), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que na próxima terça-feira (04), iniciará a prestação do Serviço 710, que irá unificar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.

Os trens que atendem as linhas passarão a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, sem a necessidade de realizar a mudança de trem na estação Brás.

Na nota divulgada, foi comunicado que durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a estação Brás, que será apenas uma das 31 estações do percurso, que poderá ser realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas de 8 minutos.

O Secretário de Transporte Metropolitano de São Paulo, Alexandre Baldy, explicou sobre a mudança.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”.

Nos dois horários de pico (manhã e final da tarde) terá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7 e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, por conta disso, o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra, o intervalo médio será de 12 minutos.

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, destacou Pedro Moro, presidente da CPTM.

Importante destacar, que o Expresso Linha 10, entre as estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos. Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710. Os passageiros já estão sendo orientados nestas estações, por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. O novo serviço e mudanças  também foram divulgado nas redes sociais da companhia.

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500.