PIB tem maior queda dos últimos 24 anos

Foto: Freepik.
0

O PIB (Produto Interno Bruto), soma de todas as riquezas produzidas no país, registrou queda de 4,1% em 2020, na comparação com 2019. Esse é o maior tombo na série histórica anual, iniciada em 1996.

Os setores de comércio, serviços e indústria foram os maiores responsáveis pela queda. O comércio/serviços teve retração de 4,5% e a indústria de 3,5%. O único setor a apresentar alta foi o de agropecuária, com 2%.

A queda de 2020 é atribuída pelos especialistas em economia e finanças à pandemia do Novo Coronavírus, e interrompeu um crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%.

O consumo das famílias teve uma queda maior ainda, de 5,5%. O poder de compra do brasileiro foi fortemente afetado pela pandemia. Com as restrições ao funcionamento do comércio e a redução na atividade industrial, centenas de lares brasileiros tiveram que apertar as contas para conseguir sobreviver. Na outra ponta, os preços nos mercados não pararam de subir.

O PIB per capita, ou seja, por habitante, alcançou R$ 35.172 em 2020, recuo recorde de 4,8% em relação a 2019.

Com informações do UOL e do Poder 360.

Jornalista que gosta de História e, principalmente, de ouvir e contar histórias. Um curioso que já quis ser médico, arquiteto, designer de games e músico e encontrou no jornalismo uma forma de unir todas as suas paixões. E, de quebra, ainda encontrou mais uma: a fotografia, porque não basta conquistar pelas palavras. Imagens ainda contam muito nesse mundo cada vez mais hiperconectado.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!