PCDs: Quantas propostas saíram do papel em Caieiras?
Na semana passada, o prefeito de Caieiras, Gilmar Lagoinha, divulgou em suas redes sociais que esteve em reunião com o vereador Fabricio Calandrini, presidente da Câmara Municipal e seu aliado, e a secretária do Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, para tratar de assuntos referentes a ações de governo voltadas às pessoas com deficiência, em especial, a criação de um cartão de identificação de PCDs.
De acordo com a postagem do prefeito, “o programa busca oferecer mais assistência e segurança a esse público ao oferecer atendimento mais humanizado em seu dia a dia, através da identificação”.
A Redação do Expresso Urbano, visando esclarecer à população, especificamente aquela que é Pessoa com Deficiência e sofre com questões de acessibilidade e inclusão no município, como mostram as fotos abaixo, feitas na região central, nas proximidades da residência de uma figura do alto escalão do governo Lagoinha entrou em contato com a assessoria da Prefeitura (e do prefeito) e do vereador Fabricio Calandrini, buscando mais informações sobre tal projeto, solicitando retorno até a última sexta-feira, dia 3, mas, não obteve retorno até o momento da publicação desta reportagem.
Outro questionamento encaminhado à assessoria do prefeito foi relativo ao fato de a Coordenadoria da Pessoa Com Deficiência, criado na gestão anterior, sob o “guarda-chuva” da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de Emprego (esta transformada em Diretoria pela atual gestão) ter sido transferida para o “cabide” da Secretaria do Desenvolvimento Social.
Tal questionamento se deu após fontes ligadas à Prefeitura relatarem ao Expresso que tal Departamento, cuja proposta inicial era ser um setor voltado à empregabilidade e inclusão econômica e social das pessoas com deficiência, ter sido transformada apenas num “órgão de doação de cadeiras de rodas”, semelhante ao trabalho já desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade.
Como de praxe, a administração municipal caieirense, também não respondeu a este questionamento nem à solicitação para que fosse enviada a relação de atividades desenvolvidas pelo órgão de janeiro de 2021 até o dia de hoje.
Aproveitando o ensejo, a equipe do Expresso Urbano aproveitou para fazer um “pente-fino” nas propostas do Plano de Governo divulgado pelo atual prefeito na campanha eleitoral que o elegeu, em 2020, principalmente no que diz respeito à valorização e inclusão econômica das pessoas com deficiência do município de Caieiras.
Abaixo, estão listadas as ações que contam com as palavras-chave “Inclusão”, “Pessoa com deficiência”, “Inclusiva”, “Pessoa com necessidades especiais (sic)” no Plano de Governo, disponível e registrado no portal DivulgaCand:
- Aquisição de veículos adaptados para transportar alunos cadeirantes e
pessoas com Necessidade Especial: física, auditiva, visual, motora ou
intelectual. Nota da Redação: “Pessoas com necessidade especial” (sic) é um termo em desuso e considerado incorreto pela comunidade de Pessoas com Deficiência desde antes da edição do documento com as propostas de governo. - Construir e revitalizar calçadas com acessibilidade para pessoas com
Necessidade Especiais: física ou visual - Criação da “Feira Inclusiva” destinada às pessoas com deficiência.
- Construção de Parques Inclusivos nas praças, com equipamentos que visem garantir a segurança das pessoas com deficiência.
- Criação de “Parques Inclusivos”.
- Censo Municipal PCD para levantamento do quantitativo das Pessoas com
Necessidade Especial. - Firmar convênio com instituições que tratem de ABDIM, (Associação Brasileira
de Distrofia Muscular). Nota da Redação: Esta é a única deficiência citada nominalmente nas propostas de governo. - Projeto Direcionado as modalidades esportivas voltadas a pessoas com
Deficiências.
A pergunta que fica é: considerando o que é divulgado pelo prefeito em suas redes sociais, quais e quantas destas propostas, efetivamente, converteram-se em realidade em prol da emancipação e da valorização das Pessoas com Deficiência do município, a exceção da Semana da Pessoa com Deficiência, da criação de um Centro Paralímpico e da entrega de cadeiras de rodas, óculos e aparelhos auditivos?
O espaço permanece aberto para que as autoridades do município respondam aos questionamentos feitos pela Redação do Expresso Urbano na semana passada.