PCDs: Quantas propostas saíram do papel em Caieiras?

Foto: Redação/Expresso Urbano
0

Na semana passada, o prefeito de Caieiras, Gilmar Lagoinha, divulgou em suas redes sociais que esteve em reunião com o vereador Fabricio Calandrini, presidente da Câmara Municipal e seu aliado, e a secretária do Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, para tratar de assuntos referentes a ações de governo voltadas às pessoas com deficiência, em especial, a criação de um cartão de identificação de PCDs.

De acordo com a postagem do prefeito, “o programa busca oferecer mais assistência e segurança a esse público ao oferecer atendimento mais humanizado em seu dia a dia, através da identificação”.

A Redação do Expresso Urbano, visando esclarecer à população, especificamente aquela que é Pessoa com Deficiência e sofre com questões de acessibilidade e inclusão no município, como mostram as fotos abaixo, feitas na região central, nas proximidades da residência de uma figura do alto escalão do governo Lagoinha entrou em contato com a assessoria da Prefeitura (e do prefeito) e do vereador Fabricio Calandrini, buscando mais informações sobre tal projeto, solicitando retorno até a última sexta-feira, dia 3, mas, não obteve retorno até o momento da publicação desta reportagem.

Outro questionamento encaminhado à assessoria do prefeito foi relativo ao fato de a Coordenadoria da Pessoa Com Deficiência, criado na gestão anterior, sob o “guarda-chuva” da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de Emprego (esta transformada em Diretoria pela atual gestão) ter sido transferida para o “cabide” da Secretaria do Desenvolvimento Social.

Tal questionamento se deu após fontes ligadas à Prefeitura relatarem ao Expresso que tal Departamento, cuja proposta inicial era ser um setor voltado à empregabilidade e inclusão econômica e social das pessoas com deficiência, ter sido transformada apenas num “órgão de doação de cadeiras de rodas”, semelhante ao trabalho já desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade.

Como de praxe, a administração municipal caieirense, também não respondeu a este questionamento nem à solicitação para que fosse enviada a relação de atividades desenvolvidas pelo órgão de janeiro de 2021 até o dia de hoje.

Aproveitando o ensejo, a equipe do Expresso Urbano aproveitou para fazer um “pente-fino” nas propostas do Plano de Governo divulgado pelo atual prefeito na campanha eleitoral que o elegeu, em 2020, principalmente no que diz respeito à valorização e inclusão econômica das pessoas com deficiência do município de Caieiras.

Abaixo, estão listadas as ações que contam com as palavras-chave “Inclusão”, “Pessoa com deficiência”, “Inclusiva”, “Pessoa com necessidades especiais (sic)” no Plano de Governo, disponível e registrado no portal DivulgaCand:

  1. Aquisição de veículos adaptados para transportar alunos cadeirantes e
    pessoas com Necessidade Especial: física, auditiva, visual, motora ou
    intelectual. Nota da Redação: “Pessoas com necessidade especial” (sic) é um termo em desuso e considerado incorreto pela comunidade de Pessoas com Deficiência desde antes da edição do documento com as propostas de governo.
  2. Construir e revitalizar calçadas com acessibilidade para pessoas com
    Necessidade Especiais:
    física ou visual
  3. Criação da “Feira Inclusiva” destinada às pessoas com deficiência.
  4. Construção de Parques Inclusivos nas praças, com equipamentos que visem garantir a segurança das pessoas com deficiência.
  5. Criação de “Parques Inclusivos”.
  6. Censo Municipal PCD para levantamento do quantitativo das Pessoas com
    Necessidade Especial.
  7. Firmar convênio com instituições que tratem de ABDIM, (Associação Brasileira
    de Distrofia Muscular). Nota da Redação: Esta é a única deficiência citada nominalmente nas propostas de governo.
  8. Projeto Direcionado as modalidades esportivas voltadas a pessoas com
    Deficiências.

A pergunta que fica é: considerando o que é divulgado pelo prefeito em suas redes sociais, quais e quantas destas propostas, efetivamente, converteram-se em realidade em prol da emancipação e da valorização das Pessoas com Deficiência do município, a exceção da Semana da Pessoa com Deficiência, da criação de um Centro Paralímpico e da entrega de cadeiras de rodas, óculos e aparelhos auditivos?

Reportagem publicada em dezembro de 2021 no site da Prefeitura de Caieiras divulga a entrega de óculos e aparelhos auditivos pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. Foto: Reprodução/Prefeitura de Caieiras

O espaço permanece aberto para que as autoridades do município respondam aos questionamentos feitos pela Redação do Expresso Urbano na semana passada.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!