Pacientes com COVID-19 recebem apoio psicológico da Prefeitura de Franco da Rocha

É fato que a pandemia de COVID-19 trouxe uma carga psicológica e emocional muito grande para todos. De uma forma ou de outra, cada um é afetado pela crise sanitária na qual o país todo se encontra desde março de 2020.

No caso dos infectados pelo Novo Coronavírus e suas famílias, receber um apoio psicológico especializado pode ajudar a lidar melhor com a situação.

A Prefeitura de Franco da Rocha iniciou no mês de março deste ano o serviço de atendimento psicossocial aos pacientes com COVID-19 positivo que estão internados tanto no hospital de campanha quanto na UPA do município, que também é estendido aos seus familiares.

Seis psicólogos e duas assistentes sociais acompanham diariamente os pacientes nos leitos semi-intensivos e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), levando acolhimento, esperança e cuidado, pois, naturalmente, muitos pacientes encontram-se angustiados, ansiosos e preocupados com seu estado de saúde.

De acordo com a Prefeitura, do início de março até a segunda semana de maio, já foram feitos mais de 1900 atendimentos deste tipo.

Segundo Suelen Sales, coordenadora de Serviço Social da UPA, as famílias recebem ligação para acolhimento e acompanhamento até que o paciente tenha alta médica. “Caso seja observada alguma fragilidade emocional, ou a família deseje receber amparo psicológico, nós encaminhamos para Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência”, destacou.

Com informações da Prefeitura de Franco da Rocha.