Caieiras: Prefeitura causa polêmica ao realizar evento monárquico

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caieiras
0

Gerou rebuliço a divulgação por parte da Prefeitura de Caieiras de um evento que irá realizar no próximo domingo intitulado “I Encontro Monárquico de Caieiras”.

Tão logo a publicação foi feita nas redes sociais da municipalidade, “choveram” comentários criticando a realização do Encontro.

“Que absurdo é esse?”, questionou uma cidadã. “A Secretaria de Ação Cultural e Turismo deveria dar holofotes e espaço para quem ajudou na historia e crescimento da cidade de Caieiras… O que a família monarca fez pela cidade de Caieiras, além de extorquir uma parte dos nossos impostos para eles continuarem a ser um burguesia até hoje sem trazer nenhum tipo de beneficio para a sociedade?”, argumentou outro.

A indignação não parou por aí. Outros cidadãos mencionaram os supostos “ideais monárquicos” que serão abordados no encontro e o próprio tema do evento “O Brasil que deu certo”.

Uma moradora da cidade, a respeito dos referidos ideais, opinou: “Um ideal escravocrata, racista, genocida indígena. É uma irresponsabilidade gigantesca. Resgatar esse passado vergonhoso e trazer a tona o lixo histórico”. Outro disse: “Encontro pra racista se sentir confortável!”

Do outro lado, alguns poucos caieirenses parabenizaram a Prefeitura por resgatar a História do país.

Repercussão entre o Movimento Negro

O Encontro Monárquico causou grande indignação entre ativistas do Movimento Negro. Um deles, que procurou a equipe do Expresso Urbano revoltado com a realização do evento, pedindo para não ser identificado, classificou o realização do evento como “uma vergonha esdrúxula. Para uma cidade que se diz diversa e tem um Conselho da Comunidade Negra, isso é uma afronta”.

O Conselho da Comunidade Negra de Caieiras divulgou nesta sexta-feira, uma nota de repúdio ao evento, conforme a imagem abaixo.

O que diz a Prefeitura?

Diante da repercussão do caso, a Prefeitura, embora não tenha respondido (como de costume) aos questionamentos da Redação do Expresso Urbano, afirmou, no post em que divulgou o evento que “não apoia, não faz apologia ou incentiva nenhum tipo de ideologia, apenas, como órgão público, buscamos sempre abrir as portas e ceder espaços para a sociedade em suas diversas manifestações, culturais, históricas, sociais e de quaisquer outros temas que representem qualquer parcela da sociedade”. O evento, diz a nota da Prefeitura, tem como objetivo apresentar histórias da época da monarquia no Brasil.

No entanto, embora a nota tenha afirmado que “como poder público, neste evento, apenas cedemos o espaço para sua realização”, no folder de divulgação (abaixo), a Prefeitura de Caieiras aparece como realizadora do evento.

Foto: Reprodução

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!