‘Bilhete Digital’ da CPTM e Metrô de SP pode ser comprado pelo WhatsApp via PIX


Foto: Reprodução

O Governo do Estado de São Paulo lançou no mês passado o bilhete unitário com tecnologia digital QR Code para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e para o Metrô, para substituir o bilhete unitário tradicional. O novo ‘Bilhete Digital’ QR Code tem o mesmo valor que o anterior, 4,40 reais por passagem, que também poder ser comprado e utilizado pelo aplicativo ‘TOP’, que já está disponível para celulares Android e iOS.

O passageiro também poderá comprar o ‘Bilhete Digital’ QR Code nas máquinas de autoatendimento (ATM) localizadas dentro das estações, com cartão de débito. Mesmo sem ter uma data de validade, no caso do ‘Bilhete Digital’ QR Code impresso, a recomendação é de que ele seja utilizado em até 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra danos. Os Bilhetes Digitais QR Code poderão ser utilizados nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia, impresso ou digital direto da tela do celular, aproximando o código do leitor indicado.

Nesta terça-feira (01), a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo anunciou que os passageiros da CPTM e do Metrô poderão comprar passagens por meio do WhatsApp, com pagamento feito através do PIX.

“Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito”. Informou o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

Compra de créditos no Bilhete Digital pelo WhatsApp

Conforme as informações do Governo de São Paulo, o processo para adquirir o novo tipo de passagem demora 40 segundos para liberação.

O usuário deverá adicionar o número (11) 3888-2200 no celular, em seguida, abrir o aplicativo do WhatsApp, encaminhar uma mensagem ao número e seguir as orientações apresentadas. Após a confirmação da compra do crédito, um código QR Code será enviado ao passageiro para ser salvo na galeria ou arquivos do telefone, o código também será encaminhado para o endereço de E-mail informado no ato do pagamento.

Os passageiros que utilizam o Cartão BOM, aceito nos ônibus que operam as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). também terão acesso a recarga do cartão comum pelo WhatsApp TOP, com pagamento via PIX.

Importante destacar que os usuários poderão comprar um bilhete por vez e haverá um limite máximo de quatro passagens por dia. A previsão é que iniciativa seja liberada a todos a partir de 28 de junho.

Foto: Reprodução/WhatsApp

 

Com informações da CPTM e Diário do Transporte.

Comentários

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *