Grupo teatral de Caieiras é selecionado para festival em Águas de Lindóia


Foto: Arquivo/Grandes Felinos Teatro

Uma conversa despretensiosa entre dois desconhecidos num ponto de ônibus é o mote da cena “Breve diálogo entre duas pessoas diferentes que não se conhecem e não irão se ver novamente”, da Grandes Felinos Teatro, grupo caieirense, que foi selecionada para participar do Talfest, Festival de Teatro de Águas de Lindóia, que começa na próxima sexta-feira, dia 16.

Por conta da pandemia, assim como no ano passado, o Festival será transmitido virtualmente pelo Youtube. A encenação do “Breve diálogo” ocorrerá na sexta-feira seguinte (23).

A cena foi escrita em 2005 pelo dramaturgo e diretor Vince Vinnus, e já foi encenada como parte do projeto “Becket nos deve uma esfiha”, em 2006 e 2008, no CEU Perus. Nela, dois completos desconhecidos se encontram em um ponto de ônibus e travam um diálogo com toques de absurdo e surrealismo sobre questões existenciais e do cotidiano, revelando, por meio de símbolos, desejos, ansiedades, medos e satisfações do ser humano. 

No Festival, serão premiados vencedores nas seguintes categorias: Melhor cena, Melhor atriz, Melhor ator, Melhor atriz coadjuvante, Melhor ator coadjuvante, Atriz revelação, Ator revelação, Melhor direção, Melhor sonoplastia, Melhor cenografia, Melhor caracterização (Maquiagem e Figurino) e Melhor dramaturgia.

Sobre a Grandes Felinos Teatro

O Grupo Grandes Felinos Teatro nasce em 2016 como uma junção de outros três grupos preexistentes: o Clube do Dylama, a Estranha Companhia e o Desejo Motor. A ideia era unificar esses grupos em um projeto que pudesse trabalhar nas instâncias de treinamento, pesquisa e repertório teatral com dramaturgia contemporânea fundamentada por elementos do teatro do absurdo, surrealismo, cinema mudo e o cinema independente americano dos anos 80 e 90, além de utilizar temas e referências da história e das personalidades de Caieiras, de maneira a expressar um teatro com ligação afetiva com a cidade de maneira criativa e moderna.

O grupo, em parceria com o curso livre de teatro da Escola Municipal de Artes de Caieiras, onde Vince Vinnus foi arte-educador até o início de 2021, encenou dois espetáculos: “As Netas do Senhor Genaro” e “Cine Cayeirense apresenta: O Mistério do Coala Esmeralda” duas peças escritas por Vince Vinnus tendo a cidade de Caieiras como pano de fundo.

Com a Pandemia e a impossibilidade de apresentações presenciais, o grupo participou da Lei Emergencial Aldir Blanc com o espetáculo de Teatro Eletrônico “Ambrosina e o Coronel: Um Fábula Caieirense” sobre o fundador de Caieiras, Coronel Antônio Proost Rodovalho e a mulher que doou suas terras para que a cidade pudesse ser emancipada, Dona Ambrosina do Carmo Buonaguide.

Em 2021, o grupo começou a trabalhar no seu projeto “36 Poses e Outras Cenas de Amor” que foi selecionado para participar das Quintas Culturais, projeto da Secretaria de Ação Cultural e Turismo de Caieiras.

A Grandes Felinos Teatro teve a participação de diversos atores e atrizes, em sua maioria artistas residentes em Caieiras. Hoje, o elenco é formado por João Orta, Gabriela Prado, Heloísa Delfino, Gicélia Abraão, Rafaella Abraão, Gabriela Crema, Marcos Junior, além de Samara Claudiano, que também é assistente de direção, do diretor Sergio de Camargo e Vince Vinnus, que também assina a dramaturgia dos espetáculos.

Sobre a Participação no Talfest:

Cena Curta. “Breve diálogo entre duas pessoas diferentes que não se conhecem e não irão se ver novamente”

Sinopse: Dois desconhecidos se encontram em um ponto de ônibus e travam um diálogo absurdo e surrealista sobre questões existenciais e cotidianas, revelando por meio de símbolos os desejos, ansiedades, medos e satisfações do ser humano.

Texto e Direção: Vince Vinnus

Com: Samara Claudiano e João Orta.

 

Confira abaixo a programação completa do Talfest:

Comentários

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *