COVID-19: Caieiras registra oito mortes por falta de leitos de UTI


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Caieiras divulgou por meio das redes sociais uma nota informativa, na qual esclareceu que entre os dias 01 até 17 de março, o município registrou oito óbitos por conta da COVID-19, em decorrência da falta de leitos de UTI no sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Esse órgão é responsável pela distribuição adequada dos pacientes para as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial.

A Prefeitura destacou na nota que os pacientes tiveram assistência e cuidados médicos durante a espera, além de pedir agilidade do Governo do Estado na liberação dos novos leitos de UTI, previsto para o Hospital Estadual Albano.

Vale lembrar que recentemente a cidade de Franco da Rocha registrou 15 óbitos em consequência da superlotação nas UTIs. Em Francisco Morato ocorreram duas mortes pela mesma causa.

No dia 08 de março, o prefeito de Caieiras, Lagoinha, anunciou que estava aumentando o número de leitos no hospital de campanha, de 12 para 20 e buscava mais vagas em hospitais da rede privada.

Importante ressaltar que no início da gestão, o prefeito havia retornado a UBS de Laranjeiras para o antigo local, na Alameda das Mangueiras, que é onde funciona o hospital de campanha. Com isso, os dois centros médicos dividiram o mesmo espaço, ação que gerou muitas críticas entre os caierenses. Porém, no dia 15 de março, Lagoinha anunciou a volta dos atendimentos da UBS de Laranjeiras no prédio da Subprefeitura.

A taxa de leitos de UTI ocupados na região do consórcio Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri) está com acima de 90%. Hoje (17), os prefeitos de Caieiras, Francisco Morato, Cajamar, Franco da Rocha e Mairiporã estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para pedir agilidade na instalação de mais 20 leitos de UTI e 12 leitos de enfermaria no Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, que estarão funcionando na próxima segunda-feira (22).

Comentários

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *