A cidade de Paris, na França, deu um passo à frente no que diz respeito ao cuidado com os animais. Agora, um dos mercados de pássaros mais antigos do mundo, aberto desde o século 19, será fechado por ter sido considerado inadequado para os tempos atuais.
Aberto aos domingos, o mercado na ilha da Île de la Cité, no Rio Sena, próximo a catedral de Notre Dame, sempre foi um ímã de turistas e parisienses há décadas, mas uma campanha de um grupo de direitos dos animais, além de planos de reforma do local, levaram o conselho municipal a decidir pelo fechamento.
Outro motivo que culminou com o fechamento do mercado é que o mesmo acabou se tornando o “epicentro do tráfico de pássaros na região de Paris, inclusive de pássaros ameaçados de extinção”, como informou o vice-prefeito parisiense, Christophe Najdovksi, à agência Reuters.
Aberto em 1808, o mercado de pássaros deve fechar definitivamente após a finalização da reforma do saguão do mercado de flores. Até lá, infelizmente, a venda ainda deve continuar.
Na capital francesa, 13 pessoas têm licença para vender pássaros no mercado, mas só sete a usam. A maioria prefere vender outras coisas, como suprimentos para animais de estimação. “Nos próximos meses, ajudaremos os vendedores de pássaros com uma transição para um novo modelo de negócio”, disse Najdowski.
Fonte: Agência Reuters
Deixe um comentário