Mairiporã ganha espaço dedicado à causa animal


A cidade de Mairiporã ganhou, nesta quinta-feira (15), um espaço destinado à proteção animal, mais especificamente para o atendimento de denúncias de maus-tratos contra cães e gatos e, eventualmente, contra cavalos. Com o nome de “Causa Animal”, a área está localizada no centro da cidade, mais precisamente na Rua Cardoso César, nº 113, e o atendimento será das 10h às 16h. Ainda não existe um número de telefone disponível.

Além do atendimento de denúncias e até do direcionamento para castrações, o espaço receberá doação de ração, medicamentos, casinhas, focinheiras e roupinhas para o frio. Estes itens serão destinados para protetores que se dedicam aos animais em estado de abandono, além dos lares temporários. Aliás, as pessoas interessadas em oferecer lar temporário para animais resgatados, também poderão fazer seu cadastro na “Causa Animal”.

Além do espaço físico, a “Causa Animal” também contará com veículo próprio para que possam ser feitos resgates e todo o atendimento necessário.

O número de animais abandonados, em Mairiporã, tem aumentado nos últimos meses, em especial nas regiões mais afastadas do centro da cidade. Alguns condomínios, inclusive, que já possuem monitoramento por câmeras nas ruas de acesso, têm notificado as autoridades em algumas situações de abandono.

Vale lembrar que, desde 30 de setembro de 2020, está em vigor a Lei nº 14.064/20, conhecida como Lei Sansão, que pune os crimes de maus-tratos contra cães e gatos. O abandono também está elencado entre as ações de maus-tratos que podem ser punidas com pena de reclusão entre 02 e 05 anos, multa e proibição da guarda.

Esta lei inviabiliza a possibilidade do Delegado de Polícia arbitrar valor de fiança em caso de prisão em flagrante. Assim, o delinquente que for pego em atitude de maus-tratos contra cães ou gatos, deverá ser preso, ficando à disposição da autoridade judiciária.

Comentários

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *