Dória reduz imposto da carne e zera o do leite


Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP.

Na coletiva desta quarta-feira (17), o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou que o estado isentará o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o leite pasteurizado, além de reduzir, quase pela metade – de 13,3 para 7% – para as carnes bovina, suína e de aves. Esses produtos representam algo em torno de 30% dos custos do setor de bares e alimentos.

O imposto sobre a carne será reduzido nos estabelecimentos inscritos no Simples Nacional,  o que deve atingir pequenos açougues e mercearias de bairro, que são os mais fragilizados durante o período de restrições imposto pela pandemia. A isenção tributária em relação ao leite tinha sido encerrada em janeiro, mas volta a valer a partir de abril.

O governador anunciou, ainda, duas medidas para ajudar pequenos e microempresários: a suspensão, até 30 de abril, do corte de fornecimento de água e gás para o comércio e um programa de R$ 100 milhões de crédito com juros baixos.

Dória X Bolsonaro

O governador criticou, mais uma vez, a atuação de Jair Bolsonaro diante da pandemia. Dória voltou a falar que o governo federal não tem cumprido seu papel de garantir a manutenção das famílias por meio do auxílio emergencial e de proporcionar vacinação em massa para a população brasileira.

Em contrapartida, anunciou a entrega, pelo Instituto Butantan, de mais 2 milhões de doses  de Coronavac para o Ministério da Saúde e a antecipação, para dia 19 de março, da vacinação dos idosos com idade entre 72 e 74 em todo o estado de São Paulo.

2 Comentários

  1. Flavio Aparecido da Silva
    17 de março de 2021
    Responder

    Doria,por favor para de politicagem. Pense no povo,trabalhador.tira os impostos dos combustíveis. Nos precisamos trabalha.para sustentar nossas famílias. Vc ja e riquíssimo.nos trabalhando de dia para come anoite.para com politicagem.

  2. cecilia
    18 de março de 2021
    Responder

    O governador João Agripino está com sua imagem pra lá de manchada, como é um marqueteiro de primeira está usando o vírus e o colapso da economia um palanque eleitoral para 2022. Só que ele que instaurou esse colapso econômico e sanitário no Estado! Jogada política das mais baixas já vista em todos esses anos😞

Escreva seu comentário no campo abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *