Cidades da região anunciam intenção de compra da vacina Sputnik-V

Quatro das cinco cidades da região informaram, via redes sociais, que buscarão formas de comprar a vacina russa “Sputnik-V” para ampliar as taxas de imunização contra a COVID-19.

Em comunicados bastante semelhantes, as Prefeituras de Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras disseram que a intenção de compra da vacina, enviada ao Fundo Russo de Investimentos Diretos, “se soma à adesão da cidade ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos e que tem como objetivo garantir a compra direta dos imunizantes, ampliando, de maneira mais eficaz, a cobertura vacinal contra a COVID-19”.

Vacinômetro

Os municípios estão divulgando, regularmente, também o “Vacinômetro”, como forma de manter a população a respeito do total de doses aplicadas, tanto primeira quanto segunda dose. No entanto, nenhum deles informa o quanto o número de pessoas imunizadas corresponde em relação ao total dos públicos-alvo da campanha, que atualmente, atende idosos a partir de 72 anos, além de profissionais de saúde.

Em números absolutos, ou seja, em termos de quantidade, Franco da Rocha é a que mais aplicou vacinas contra a COVID-19: 11.226 doses. Em seguida, vem Francisco Morato, com 7783 doses aplicadas, Caieiras, com 6586, Mairiporã, com 5575 e Cajamar, com 3894 doses.

Todos esses dados constam nos últimos boletins divulgados pelas Prefeituras das cidades citadas.